O projeto Qualifica Capoeira 2ª edição está com inscrições abertas em Salvador e mais oito municípios da Bahia. São 200 vagas disponíveis no curso “Formação pedagógica da arte da capoeira e suas práticas”, iniciativa do Governo da Bahia por meio da Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre) em parceria com o coletivo Capoeira em Movimento Bahia (CMB). O projeto faz parte do Programa Qualifica Bahia e será executado pela Organização da Sociedade Civil (OSC) Comunidade, Cidadania e Vida (Comvida).
As inscrições seguem até 05 de outubro para candidatos de Salvador (das turmas), Alagoinhas, Camaçari, Feira de Santana, Ilhéus, Itabuna, Lauro de Freitas, Porto Seguro e Vitória da Conquista. Para se inscrever basta preencher um formulário disponível no perfil @capoeiraemmovimentobahia no Instagram. “Nosso objetivo é contribuir para a qualificação de professores de capoeira que já ensinam ou desejam ensinar em escolas da rede pública” diz Jurandir Santana, coordenador do coletivo CMB.
Lei Moa do Katendê – Em agosto do ano passado, o Governo do Estado criou o Grupo de Trabalho Interinstitucional (GTI) para a regulamentação da Lei 14.341, chamada de Lei Moa do Katendê, que prevê apoio para a formação e intercâmbio nacional e internacional de capoeiristas, o incentivo à inclusão do ensino da capoeira no currículo escolar e o fomento a pesquisas, estudos, mapeamento e difusão de conhecimento, entre outras iniciativas.
O GTI é formado por representantes das secretarias de Promoção da Igualdade Racial e dos Povos e Comunidades Tradicionais (Sepromi), de Cultura (Secult), da Educação (SEC), e pela Procuradoria Geral do Estado (PGE). O GT integra a Agenda Bahia de Promoção da Igualdade Racial, um conjunto de projetos, programas e iniciativas do Governo do Estado, que tem como objetivo a geração de oportunidades, o combate à discriminação e a garantia de direitos de grupos étnico-raciais vulnerabilizados.