O município de Lauro de Freitas, localizado na Região Metropolitana de Salvador, recebe nesta sexta-feira (12), a Caravana de Educação em Direitos dos Povos de Terreiro da Bahia. A ação, uma iniciativa conjunta da Secretaria de Promoção da Igualdade Racial e dos Povos e Comunidades Tradicionais (Sepromi) e da Defensoria Pública do Estado (DPE), acontece das 8h às 17h, na Faculdade Unime.
Pela manhã, a programação inclui um painel sobre acesso aos direitos e ao sistema de justiça, que vai apresentar a estrutura da DPE e abordar temas como regularização fundiária, imunidade tributária e previdência. No turno vespertino, serão debatidos os impactos do racismo na educação e na saúde, além dos canais para denúncia dos casos de intolerância e racismo religioso, com destaque para o trabalho do Centro de Referência Nelson Mandela, da Coordenação Especializada de Repressão aos Crimes de Intolerância e Discriminação (Coercid), da Superintendência de Prevenção à Violência (SPREV) e da Ronda Omnira de Proteção à Liberdade Religiosa.
A titular da Sepromi, Ângela Guimarães, enfatiza que o trabalho de educação em direitos para os povos de terreiro é essencial na promoção do respeito à diversidade religiosa, garantindo que todas as pessoas possam praticar suas crenças livremente, sem discriminação ou preconceito. “Estamos disseminando conhecimentos para que os povos de terreiro sejam capazes de conhecer e reivindicar seus direitos, fortalecendo sua autoestima, identidade e participação ativa na sociedade”, acrescenta a secretária.
A Caravana de Educação em Direitos dos Povos de Terreiro da Bahia terá mais duas edições neste mês, nas cidades de Camaçari e Santo Amaro. O projeto foi criado em 2023 e já passou por Cachoeira, Jequié, Vitória da Conquista e Porto Seguro.
Ascom Sepromi