Mostra de Cinemas Africanos acontece de 18 a 25 de setembro em Salvador

A Mostra de Cinemas Africanos realiza mais uma edição em Salvador (BA), entre os dias 18 e 25 de setembro com sessões no Circuito Saladearte Cinema da UFBA, Cine MAM e Cinema do Museu, além do Cineteatro 2 de Julho (IRDEB – Federação). Neste ano a programação na capital baiana também é marcada por um encontro inédito que vai reunir mais de 50 profissionais do audiovisual africano e brasileiro, que atuam em diversos setores da cadeia de produção, do roteiro à distribuição. Outras atividades paralelas, como cursos, bate-papos e laboratório crítico também integram a programação.

Nesta edição, serão apresentados 20 longas e 7 curtas de 16 países do continente africano, com vários títulos inéditos no Brasil e uma curadoria de programações especiais que giram em torno de marcos históricos como os 30 anos de liberdade na África do Sul, 30 anos do genocídio em Ruanda e o centenário de Amílcar Cabral (1924-1973), icônico líder revolucionário da Guiné-Bissau e de Cabo Verde.

A abertura do festival acontece dia 18 de setembro, no Cineteatro 2 de Julho (IRDEB – Federação), às 20h, com exibição do filme Banel & Adama (2023), da jovem franco-senegalesa Ramata-Toulaye Sy. O filme, concorreu à Palma de Ouro no Festival de Cannes 2023 e faz sua pré-estreia comercial no Brasil durante a Mostra. Outro destaque é o longa Black Tea – O Aroma do Amor (2024), de Abderrahmane Sissako, um dos cineastas mais consagrados do continente africano. Ambos os cineastas estarão presentes na programação do festival.

Entre os filmes estreantes no Brasil que também contarão com a presença dos seus realizadores, estão a docuficção Pirinha (2024), da cabo-verdiana Natasha Craveiro. o documentário Banido (2024), da sul-africana Naledi Bogacwi, e o curta Uma Segunda-feira Tranquila (2023).do nigeriano Dika Ofoma.

A Mostra de Cinemas Africanos 2024, único festival no Brasil dedicado exclusivamente à exibição de filmes africanos contemporâneos, tem curadoria de longas-metragens assinada por Ana Camila Esteves, diretora e idealizadora do evento, e pela programadora senegalesa Ibee Ndaw. “Mais uma vez, reafirmamos nosso compromisso de trazer ao Brasil o melhor dos cinemas africanos recentes, permitindo ao público brasileiro conhecer e apreciar a riqueza e diversidade dessas cinematografias”, afirma Ana Camila. Ela também destaca a importância da Mostra em promover a produção de conteúdo sobre o cinema africano: “É essencial para nós abordar os acontecimentos que marcaram a História da África, como os traumas do genocídio de Ruanda e do apartheid na África do Sul, que ainda ressoam no imaginário dos cineastas desses países. Da mesma forma, celebrar o centenário do líder revolucionário Amílcar Cabral é uma forma de homenagear as histórias de resistência dos povos africanos como um todo”.

A Mostra de Cinemas Africanos em Salvador-Bahia tem apoio financeiro do Governo do Estado, através do Fundo de Cultura, Secretaria da Fazenda e Secretaria de Cultura da Bahia.

Serviço:

Mostra de Cinemas Africanos 2024

Salvador (BA): 18 a 25 de setembro

Exibição de filmes: Cineteatro 2 de Julho, Circuito Saladearte Cinema da UFBA, Cinema do Museu e Cine MAM;

Encontros do Audiovisual Brasil-África: Cineteatro 2 de Julho (IRDEB – Federação).

Atividades Paralelas: Museu de Arte Contemporânea da Bahia

Filmes: 8 dias, 20  longas, 7 curtas e 16 países

Programação completa: mostradecinemasafricanos.com

Link da matéria: Mostra de Cinemas Africanos acontece de 18 a 25 de setembro em Salvador | SEPROMI – Secretaria de Promoção da Igualdade Racial e dos povos e comunidades tradicionais (www.ba.gov.br)