Lauro de Freitas
Superintendência de Políticas de Promoção de Igualdade Racial - SUPPIR
Ao longo de 2021 a Superintendência de Politicas de Promoção Da Igualdade Racial desenvolveu projetos que agregassem de forma positiva a vida dos munícipes negros de Lauro de Freitas, foram criados grupos de trabalho, cursos e eventos para melhoria no desenvolvimento de políticas. No mês de julho tivemos uma extensa programação em comemoração ao dia 25 de Julho. A data é um símbolo de resistência das mulheres negras. A Secretaria de Políticas de Promoção de Igualdade Racial, através da Superintendência de Políticas de Promoção de Igualdade Racial em parceria com o Conselho de Promoção de Igualdade Racial realizou o projeto: A mulher negra falar de si para resistir, cujo objetivo foi visibilizar o papel da mulher negra nos seus espaços territoriais de identidades, mulheres pretas assumindo o protagonismo sobre sua própria história e trajetória, evidenciando também a mulher negra nos espaços políticos culturais, identitários e comunitários.
Tivemos a criação do GT de Saúde da População Negra que o objetivo é levar conscientização e informações relacionadas a doenças, prevenção e tratamento das enfermidades genéticas e hereditárias que atingem esta parcela da população, a criação do GT de Capoeira com a participação de mestres e contramestres para que sejam criados projetos para a estimulação, elaboração de ações e crescimento da Capoeira dentro do Municipio baseados na Lei 10.639/2003.
E por fim, o Novembro Negro, que além de reforçar a luta contra o racismo, à desigualdade e à violência sofrida pela população negra, as atividades no município de Lauro de Freitas buscaram expandir o debate acerca das expressões culturais e étnicas dos moradores, assim como das histórias e memórias que são contadas no território.
Adilton Roque Ferreira
Superintendente
Endereço: Estrada do Coco, km 7,5, Terminal Turístico Mãe Mirinha de Portão, s/n, Bairro: Portão. CEP R2-700-000 – Lauro de Freitas – Bahia
Telefone: (71) 99654 – 6961
E-Mail: adiltonferreira@hotmail.com
Ricardo Andrade
Coordenador Executivo
Endereço: Praça João Thiago dos Santos, s/n – centro, Lauro de Freitas
Telefone: (71) 98527-2948
E-Mail: suppir-sepadhir@laurodefreitas.ba.gov.br
Políticas, Projetos e Ações
Mapeamento de Terreiros 2021
Ações
Novembro Negro 2021
Ações
Além de reforçar a luta contra o racismo, à desigualdade e à violência sofrida pela população negra, as atividades do Novembro Negro no município de Lauro de Freitas buscaram expandir o debate acerca das expressões culturais e étnica dos munícipes, assim como das histórias e memórias que são contadas nos territórios de identidades.
Julho das Pretas 2022
Ações
“O Julho das Pretas é uma ação de incidência política e agenda conjunta e propositiva com organizações e movimento de mulheres negras do Brasil, voltada para o fortalecimento da ação política coletiva e autônoma das mulheres negras nas diversas esferas da sociedade. A ação foi criada em 2013, pelo Odara – Instituto da Mulher Negra, e celebra o 25 de Julho, Dia Internacional da Mulher Negra Afro Latina Americana e Caribenha.”
Fonte: Universidade do Recôncavo Baiano – UFRB – 2022.
Seguindo essa proposta esta Suppir em parceria com a União Metropolitana de Educação e Cultura
– UNIME, realizou uma “Roda de Diálogo” no auditório dessa universidade, tendo como Mediadora a então superintendente, Aline Santos e Facilitadoras a Historiadora, Especialista em Gestão de Políticas Públicas em Gênero e Raça do Núcleo de Estudos Interdisciplinares da Mulher – Neim – UFBa. Mestranda em Estudos Étnicos e Africanos/Pós Afro – UFBa e Coordenadora de Promoção da Igualdade Racial da Secretaria Estadual de Promoção da Igualdade Racial – SEPROMI, Nairobi Aguiar e Gilmara Bittencourt Santos Silva – Enfermeira Especialista em Saúde da População Negra, esse evento contou com a participação de técnicos de diversas secretarias além de pessoas da comunidade como um todo.
Ainda dentro desse calendário – Julho das Petras – foi realizado no Auditório do Colégio Estadual Bartolomeu de Gusmão, a 1ª Oficina de Tranças, quando foi desenvolvido o curso: Trancista de Sucesso!, dividido em dois módulos.
Agosto da Igualdade 2022
Ações
Uma iniciativa, neste município, da Secretaria de Políticas Afirmativas, Direitos Humanos e Igualdade Racial – Sepadhir, o Agosto da Igualdade reuniu um conjunto de ações tendo como foco discutir formas de enfrentamento ao racismo, à LGBTfobia, ao feminicídio e a outros tipos de violências contra a população negra. Como “pano de fundo” e motivador das discussões houve a exposição do documentário “A Cor do Trabalho” no Cine Teatro de Lauro de Freitas.
Novembro Negro 2022
Ações
Entremeado por um simbolismo, mais que justo, devido ser um mês que celebra a saga de Zumbi dos Palmares, celebrada em 20 de novembro, esse é um período em que, quase à unanimidade os municípios e estados brasileiros realizam, juntamente com organizações da sociedade civil uma série de atividades que buscam reafirmar os ideais de justiça e liberdade preconizados por Zumbi e os seus liderados e que estão presentes até hoje na memória de homens e mulheres que, no dia a dia constróem este país.
Assim temos o Novembro Negro, que neste ano, em Lauro de Freitas, foi marcado por três grandes eventos, saber:
- Abertura Solene no Auditório Abdias do Nascimentos, no Terminal Turístico Mãe Mirinha de Portão;
- Caminhada Cor da Cidade, saindo da Av. Fortaleza indo até o Largo do Caranguejo, em Itinga; e
- Amarração dos Ojás, que teve o seu marco no Terminal Turístico Mãe Mirinha de Portão, com um espetáculo de fé e beleza plástica.
Novembro Negro 2022 - Amarração dos Ojás
Ações
Amarração dos Ojás, um espetáculo de fé e beleza.
Eis que em uma segunda-feira, dia em que o Sol demorou a brilhar, o tempo era nublado e se registrava algumas pancadas de chuvas – como diria a “moça do tempo”.
Eis que era o dia de celebrarmos a Amarração dos Ojás, ritual do candomblé que nos religa à mãe natureza, de onde viemos e pra onde voltaremos.
Pois é, esta segunda-feira que acordou nublada, cinzenta e que prometia uma Lauro de Freitas chuvosa, reservava uma noite de encontros e reencontros.
Encontro com a fé, encontro com as energias, encontro com o Sagrado.
Enfim, um reencontro com a Sabedoria. A sabedoria vinda da ancestralidade. A sabedoria que não encontramos nos livros escolares. A sabedoria que brota da terra e nos torna pequenos ante a grandeza de uma manifestação que prega, sobretudo, a união, a paz e o acolhimento entre nós, seres humanos.
Ritual de uma beleza plástica indescritível, a Amarração dos Ojás é tudo isso e algo mais.
É um grito por Paz. É um grito por Afirmação. É um grito por Resistência. E mais que um grito por tolerância, é um pedido de Respeito. Respeito às religiões de matriz africana. Respeito por nossa ancestralidade. Respeito à Vida.
Viva o Candomblé, viva à Amarração dos Ojás e mil vivas ao nosso Povo de Santo.
AÇÕES EXTERNAS DA SUPPIR
2ª Feira de Arte, Cultura, Justiça e Cidadania
Ações
No leque de ações propostas e desenvolvidas pela Suppir no ano de 2022, há de se destacar as ações desenvolvidas externamente, seja em parceria com organismos municipais ou através de convites para participação em eventos promovidos por instituições instaladas em nosso município.
Assim foi a nossa participação na 2ª Feira de Arte, Cultura, Justiça e Cidadania, uma iniciativa da Defensoria Pública do Estado da Bahia, quando juntamente com o Departamento LGBTQIA+ realizamos palestras para estudantes da escola Municipal 2 de Julho, na Itinga, abordando temáticas como Racismo Institucional e Estrutural e Lgbtfobia
Setembro Amarelo
Ações
Ainda com foco nas ações externas, esta Superintendência participou, como convidada, da campanha Setembro Amarelo 2022, cujo objetivo é discutir o impacto da saúde mental no ambiente de trabalho. Na oportunidade abordamos a interferência do racismo na saúde mental entre os fatores que podem ocasionar o suicídio, informações baseadas em estudos do Ministério da Saúde e a UnB.
“O cuidado da saúde mental no ambiente de trabalho, na prevenção ao suicídio e a importância de políticas públicas.” Racismo Estrutural/Institucional Por Adilton Roque Ferreira
REUNIÕES INSTITUCIONAIS
Reuniões institucionais I
Ações
Reunião realizada no gabinete da Sec. Estadual de Promoção da Igualdade Racial, oportunidade em que fomos apresentados como novo superintendente de Promoção da Igualdade Racial deste município e também pleiteamos apoio para a realização do Novembro Negro 2022.
Presentes a Coordenadora de Promoção da Igualdade Racial do Estado, Drª Lucy Góes, a Secretária da Sepadhir Drª Deize Marize, o Coordenador de Direitos Humanos da Sepadhir, Dr.Gabriel Sodré e a Assessora, Ana Clara.
Reuniões institucionais II CMPPIR
Ações
A Suppir ocupa a vice-presidência do CMPPIR*, colegiadoconsultivo e deliberativo, cujo os membros e membras se reúnem em plenário mensalmente, seja presencial, semipresencial ou virtual.
Na mesma modalidade reúnem-se os membros e membras das Comissões temáticas, só que em menor número de participantes.
Julho das Mulheres Negras - 2024
Julho das Pretas: roda de conversa movimenta shopping em Lauro de Freitas
Evento relaizado no dia 18 de Julho, no Parque Shopping Bahia, em Lauro de Freitas, Região Metropolitana de Salvador (RMS), receber uma programação em alusão ao Julho das Pretas. Um roda de conversa, na Praça de Alimentação do centro comercial, reuniu adultos, jovens, idosos e até crianças para participar do momento que contou com três mediadoras negras, dentre elas, Creuza Oliveira, presidente de honra da Federação Nacional das Trabalhadoras Domésticas (Fenatrad).
O superintendente de Política de Promoção da Igualdade Racial de Lauro de Freitas também marcou presença, além de representantes do Governo do Estado.
Lançamento
O momento no Parque Shopping também ficou marcado pelo lançamento do livro “Superação”. A história de uma sobrevivente”, que tem como autora a advogada e escritora Solange Coutinho. “Eu sou uma mulher negra e passei por muitas lutas até escrever esse livro, que é uma autobiografia, onde conto a minha história de coisas que comecei a passar desde os meus seis anos. Chegar até aqui foi bastante desafiador. Então, pra mim, é muito significativo fazer esse lançamento no julho das mulheres pretas”, declarou Solange, ao MASSA!. Exemplares do livro foram sorteados para o público que compareceu ao evento no Parque Shopping.
6.º Caminhada Tembwa Ngeemba - Tempo de Paz
Na manhã deste domingo, 26, a Secretaria de Políticas Afirmativas, Direitos Humanos e Igualdade Racial – Sepadhir, através da Superintendência de Políticas de Promoção da Igualdade Racial – Suppir, esteve presente na Caminhada Tembwa Ngeemba – Tempo de Paz, promovido pelo Terreiro Associação São Jorge Filhos da Goméia, em sua 6a edição.
Mas uma vez assistimos uma verdadeira manifestação de fé, acompanhada de um grito pela convivência pacífica entre as mais diversas denominações religiosas.
Sob a liderança de Mameto Kamurici, com suas vestes brancas, yalorixás, babalorixás, ogãs, equedes de diversas casas de santos e demais simpatizantes das religiões de matriz africana, foram às ruas de Portão até o Terminal Turístico, em só grito, contra a intolerância religiosa.
Estiveram presentes também, a Secretária da Sepromi, Ângela Guimarães e o Secretário Estadual de Cultura, Bruno Monteiro.
Alvorada dos Ojás, uma invocação à paz e proteção.
Ações Novembro Negro 2024
Na noite de sexta-feira, 22, participamos de mais uma edição do ritual, Amarração dos Ojás, também conhecido como Alvorada dos Ojás e fez parte das atividades alusivas ao Novembro Negro 2024 Tratou-se de um evento que faz parte do Calendário Étnico-racial do município, e contou com o empenho do conselheiro Paulo Sacramento, monaxicola do Terreiro Kawizidi Junsara . O ritual Amarração dos Ojás, consiste em amarrar panos brancos em volta das árvores e simboliza o reencontro com a natureza ao mesmo tempo em que são invocadas paz e proteção. Iniciando na Praça da Matriz, centro de Lauro de Freitas, indo até o centenário Pé de Oitis, o ritual marcou um reencontro com a ancestralidade, através dos cânticos entoados pela líder espiritual Mameto Kamurici, do Terreiro São Jorge Filho da Goméia, e registrou também, a presença do padre Lázaro Muniz, da Igreja do Rosário dos Pretos, defensor do diálogo interreligioso.