Ituberá
Superintendência de Direitos Humanos, Igualdade Racial e Gênero
Promoção e execução de projetos voltados a manutenção dos direitos sociais dentro do recorte de raça, gênero e classe.
Cássio Reis
Secretário de Assistência Social, Direitos Humanos, Igualdade Racial, Habitação, Juventude, Esporte e Lazer
Endereço: Av. Hidelbrando de Araújo Goes, SN, Ituberá 45435-000
Telefone: (73) 99872-9338
E-Mail: Sec_social@itubera.ba.gov.br
Roberlan Araújo
Superintendente de Direitos Humanos, Igualdade Racial e Gênero
Telefone: (73) 3256-3272
E-Mail: roberlanpro@gmail.com
Políticas, Projetos e Ações
02 de Fevereiro
Ações
O projeto de festividade do dia de yemanjá foi uma ação desenvolvida pela superintendência de igualdade racial e gênero, mobilizou-se as 5 comunidades quilombolas e 4 casas de axé do baixo sul, fazendo respirar a nossa cultura afrobrasileira combatendo a intolerância religiosa e epstemicidio do povo preto. a festa foi linda pelas águas da barra de serinhaém, com muito samba de roda e xirê. que venha o próximo ano!
Chá da Tarde LGBTQIAP+
Ações
Com o objetivo de discutir políticas públicaS para a comunidade LGBTQIAP+ a Superintendência de Direitos Humanos, Igualdade Racial e Gênero realizou o primeiro Chá da Tarde LGBTQIAP+, reunindo a sociedade civil e representantes de entidades territoriais, durante o encontro houve também a formação sobre identidades de gênero e sexualidade e distribuição de material impresso, numa campanha de conscientização. Encaminhamos a partir do encontro outras mobilizações para acontecer no Baixo Sul da Bahia
Para mais fotos do evento Clique Aqui
Conselho de Igualdade Racial
Políticas
Lei municipal nº 1.744/2020 de 04 de Dezembro de 2020
O conselho de Igualdade Racial tem sido um dos objetivos principais da Superintendência de Direitos Humanos, Igualdade Racial e Gênero. Com a lei aprovada na Câmara de vereadores do município de Ituberá, com titulares e suplentes definidos, a posse do Conselho acontecerá no mês de Junho.
Culminância com os Conselheiros
Data: 25/04
Encontro CONAQ Quilombola
Ações
Encontro regional com os líderes quilombolas da cidade de Ituberá e região com a presença
do CONAQ para discutir ações dentro das comunidades e montagem do plano de ação
emergencial, que direcionou um diagnóstico socioterritorial nomunicípio. A relação da
Superintendência de Direitos Humanos, Igualdade Racial e Gênero com demais entidades
tem se estreitado para fazer acontecer um movimento unificado de reparação e garantia de
direitos para povos tradicionais.
Diagnóstico Sócio Territorial em Comunidade Tradicionais
São João de Santa Bárbara/ Ingazeira/ Matinha/ Rio dos Cágados/ Brejo Grande
Este diagnóstico tem como papel principal levar políticas públicas para comunidades Quilombolas com finalidade máxima um processo de escuta a fim de ouvir seus anseios e cobranças e junto a Superintendência de Direitos Humanos e Igualdade Racial e Gênero levar para as respectivas Secretarias citadas pelos presentes seguindo também de um conjunto de informação setorial.
Com os seguintes eixos:
Identidade;
Memória;
Ancestralidade;
Políticas Públicas;
Entretanto se atingiu neste processo de diagnósticos, 5 comunidades Quilombolas com um total de 115 pessoas envolvidas no processo, se dividindo por comunidade uma estimativa de 0 a 20 e 0 a 36, com idade de 20 a 100 anos, sendo 97% povo preto e com família constituída entre 0 e 6 filhos, com faixa etária de 0 a 19 anos , tendo de 20 a 100 anos morando na comunidade.
Nota-se a desvalorização cultural dos povos de comunidades Quilombolas, ainda mais quando esse mesmo povo não tem acesso a informações e políticas públicas voltadas para o povo negro, fragilizando assim as respectivas tradições ( samba de roda, cultura de matrizes africanas, culinárias entre outros). em parâmetros sócio cultural devido a não informação acabam ficando sem amparo em diversos eixos sociais e culturais, todavia a Superintendência de Direitos Humanos e Igualdade Racial e Gênero através desta aplicação de diagnóstico sócio territorial em comunidades tradicionais, possibilita a troca de informações fazendo com que a superintendência desenvolva junto às secretarias citadas pelos presentes políticas públicas para essas comunidades.
Datas e Comunidades Quilombolas:
17/02 – Matinha
09/03 – Ingazeira
15/03 – São João de Santa Barbara
15/03 – Brejo Grande
01/04 – Rio dos Cagados
Para mais fotos Clique Aqui
Março Mais Mulher
KM25/Lagoa Santa/ Residencial Novo Tempo/Km15
Ações
Para garantir e fomentar os direitos da mulher neste mês de março a SEMAS, a partir da Superintendência de Direitos Humanos, Igualdade Racial e Gênero em parceria à secretaria de saúde dá início a campanha + mulher, projeto este baseado na conscientização e promoção de políticas públicas, disseminação de informações essenciais e oferta de serviços de saúde e estética.Na programação que acontecerá em quatro comunidade no Município de Ituberá, o público poderá acessar palestras sobre direito e saúde da mulher, além da roda de conversa com tópicos entre direito, saúde, identidade de gênero e economia
Esta ação conta também com a participação de profissionais do CRAS, do CREAS e COMDIM (Conselho Municipal dos Direitos da Mulher).
Com os seguintes eixos:
- identidade de gênero;
- saúde feminina( cis+trans);
- os direitos da mulher;
- economia/empreendedorismo;
- serviços:
- exames citopatológicos;
- serviços estéticos;
Foi atingido 240 mulheres em todo processo do projeto, com idade de 17 a 90 anos com família constituída tendo de 0 a 6 filhos, foram feitos 37 exames citopatológicos e os presentes tinham respectivamente de 0 a 90 anos de comunidade.
Datas;
Assentamento Josinei Hipólito Km 15 – (24.03)
Quilombo Lagoa Santa – (30.03)
Povoado Km 25 – (27.04)
Conjunto Habitacional Novo Tempo – (06.04)
Para mais fotos Clique Aqui
Sarau AfroFuturo
Ações
Sarau é um evento de ArteEducação em espaço público, que proporcionará diversas experiências artísticas, culturais e educacionais. Para conscientizar e celebrar o Novembro da Consciência Negra, nasce o AFROFUTURO um espaço para diálogos afrocentrados, abordando temáticas relevantes sobre a realidade afrobrasileira, se baseando no conceito do Afrofuturismo, onde aprendemos com o passado, aplicamos no presente, acreditando em uma melhor projeção de futuro.
Objetivo:
Fomentar a construção de novas perspectivas sobre negritude, compartilhando saberes descolonizados sobre ser negro no Brasil, promoção do diálogo como primeiro passo para a desconstrução de estereótipos e reproduções do Rascismo e a reconstrução da imagética negra na população e discutir sobre negritudes na pandemia.
Roda de Conversa:
– Moda, Arte e Empreendedorismo (Soujê)
– Lugares e Oportunidades, Ascensão do Povo Preto (Fernanda Borges)
– Dengo – Afetividades e Corpos Pretos (Luhara Naomy)
– Direitos Humanos, Juventude e Participação Social (Paulo Marcos de Barros )
Música:
Grupo Cultural Mei Mundo
Samba de Roda da Ingazeira
Marcos Nunes
DJ Liberato
Poesia
Sarah Maiany
Catarina Silva
Contação de História:
Zumbi, por Tia Jujuba
Desfile AfroFuturo
Trancistas, Artesãs, Modelos e Marcas Pretas
Aconteceu em 20/11/2021
Workshop de Percussão
Ações
Primeiro workshop de percussão em Ituberá ministrado pelo Mestre de percussão
CARA DE COBRA nos dias 17e 18 de março de 2022.
O evento contemplou média de 50 percursionistas e curiosos de Ituberá-BA e região para
uma formação de dois dias, contamos com o curso técnico e discutimos a importancia da
musicalidade afrobrasileira para freiar o epstemicídio do povo negro e fomentar a
manutenção da cultura preta, com um dos maiores nomes mundiais da percursão.
Posse do Conselho Municipal de Igualdade Racial
No dia 22 de julho de 2022 foi realizada a posse do Conselho de Igualdade Racial, que terá um papel de ajudar na construção de políticas públicas para garantir a igualdade de direitos para todos em Ituberá.
REALIZADO NO DIA 18/08 e 19/08 Às 07:30 CURSO DE CAPACITAÇÃO E PROFISSIONALIZAÇÃO NA EXERTIA DE CACAU – COMUNIDADE QUILOMBOLA LAGOA SANTA
Mais um curso realizado pela Superintendia de Direitos Humanos, Igualdade Racial e Gênero com o intuito de promover a capacitação de inscritos das comunidades quilombolas da Lagoa Santa e zona periférica de Ituberá em um curso voltado à atividades agrícolas e manuseio das mudas de cacau. O curso contou com apoio da COOPAFBASUL E SENAR BAHIA.
REALIZADO NO DIA 29/08, 30/08 e 31/08 Às 07:30 CURSO DE CAPACITAÇÃO E PROFISSIONALIZAÇÃO NA FABRICAÇÃO DE CHOCOLATE ARTESANAL – REALIZADO NA CASA FAMILIAR DE IGRAPIUNA
Curso formativo em produção de chocolate artesanal que faz parte do projeto CAPACITA QUILOMBO promovido pela Superintendência de Direitos Humanos, Igualdade Racial e Gênero, curso com expectativa de formação de 60 pessoas assistidas pelo CRAS em 2022.
Diga Aê, Jovem!
O Diga Aê, Jovem! É uma ação da Superintendência de juventude do município de Ituberá e tem como ambiente de debate as unidades escolares de ensino fundamental ll e médio existentes no município de Ituberá, contemplando zonas rurais e urbana.
Esta ação contou com a participação da Superintendência de Direitos Humanos, Igualdade Racial e Gênero para uma rica discussão sobre “Saúde Mental da População Negra” com alunos da escola modelo, na comunidade quilombola da Ingazeira.
Encontro territorial Quilombola
Este momento foi para pautar as diretrizes quilombola, sobre o ensino quilombola, merenda escolar e a importância dos coordenadores de educação quilombola inseridos nas escolas municipais.
Programação do mês de julho de 2024
Dias 06, 07 e 09 de Julho
Ações
Dia 06: II seminário Desafios da Democracia no Brasil: Por mais Mulheres Negras e Indígenas nos Espaços de Decisão” das 8h30min às 17h30min, Salvador-BA.
Dia 07: Participações na Feira Literária Afrobrasileira Carolina Maria de Jesus (CRNM), na Praça Pedro Arcanjo (Pelourinho).
Dia 09: Gravações de vídeos sobre julho das pretas e confecções de adesivos (comunicação).
Dias 12, 16 e 18 de Julho
Ações
Dia 12: Palestra sobre: Saúde Mental da População LGBTTQIAP+, caminhos e cuidados das 09:00h às 12:00h câmara municipal. (Apoio secretaria de saúde)
Dia 16 e 18: Aplicação do diagnostico nas comunidades Quilombolas das 08:00h às 13:00h.
Dias 21 e 22 de Julho
Ações
Dia 21: I torneio das comunidades Quilombolas, Lagoa Santa, Ingazeira, Campo do Amâncio. Apoio (Superintendência de Esporte)
Dia 22: IV conferência Estadual da mulher advogada, Salvador centro de convenções